Secretária, mulher maravilha.

30 de setembro Dia da Secretária.      
                                                                                                                                                                                           João Wagner Galuzio

Rosas, flores e perfumes é gentil e elegante,  parabéns para quem, além disso, reconhece e valoriza o profissionalismo das nossas Secretárias.

Essa profissional, a Secretária, teve suas atribuições muito amplificadas nos últimos anos e, hoje, é indispensável conhecer a origem dessa profissão para entender o significado dessa palavra, secretária, em sua essência.

Desde a idade média, em Latim, “secretarius” era aquele indivíduo, oficial confidente, um escrivão ou notário, a quem se confiavam assuntos muito sensíveis e ‘secretos’, daí para secretarius e depois secretária foi consequência.

Na administração pública a hierarquia ainda mantém essa pompa e circunstância, os executivos mais importantes não são os diretores de departamento, mas os secretários executivos ou secretários de estado.

Engana-se quem pensa que ‘Secretária’ possa ser a  designação de uma simples funcionária operacional.

Muito diferente disso, é uma profissional com capacidade de relacionamento em alto nível, habilidade para negociação, visão estratégica e inteligência emocional para ser um pouco psicóloga, outro pouco professora e outras vezes, facilitadora de soluções complexas.

Em muitas empresas, o cargo adotou outros nomes como, Assistente Executiva e, já não é inédito que sejam sucessoras daqueles executivos para quem são colaboradoras, considerando o seu  profissionalismo, o que permite perceber a sua relevância e o grau de confiança dessas mulheres-maravilha. 

Celebre, valorize e reconheça as Secretárias que conhece, se for inteligente irá aprender um bocado com elas.

Comentários